Metodologia é uma palavra derivada de “método”,
do Latim “methodus”. Seu significado é “caminho ou a via para a realização de
algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar
ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos
praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

Atualmente existem muitas abordagens
pedagógicas, algumas muito semelhantes em vários aspectos. Abaixo algumas das
mais usadas nas escolas:
Tradicional: Conteudista. É a abordagem predominante no país e por isso mesmo a mais conhecida dos pais. Nas escolas tradicionais, o foco está no professor, que detém conhecimentos e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificadas por meio de avaliações periódicas. Quem não atinge a nota mínima necessária no conjunto de avaliações ao longo do ano que está cursando é reprovado e tem de refazê-lo. É comum que essas escolas usem apostilas e livros, que estabelecem o quanto a criança deve aprender em cada ano. É uma filosofia que valoriza a quantidade de conteúdo ensinada. Essas instituições são voltadas para o sucesso do aluno em provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular.
Tradicional: Conteudista. É a abordagem predominante no país e por isso mesmo a mais conhecida dos pais. Nas escolas tradicionais, o foco está no professor, que detém conhecimentos e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificadas por meio de avaliações periódicas. Quem não atinge a nota mínima necessária no conjunto de avaliações ao longo do ano que está cursando é reprovado e tem de refazê-lo. É comum que essas escolas usem apostilas e livros, que estabelecem o quanto a criança deve aprender em cada ano. É uma filosofia que valoriza a quantidade de conteúdo ensinada. Essas instituições são voltadas para o sucesso do aluno em provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular.
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Jean Piaget |
Construtivista: Nas instituições
que seguem os princípios construtivistas, o conhecimento é ativamente
construído pelo sujeito e não passivamente recebido do professor ou do
ambiente. Cada estudante é visto como alguém com um tempo único de aprendizado
e o trabalho em grupo é valorizado. Nas escolas construtivistas, são criadas
situações em que o estudante é estimulado a pensar e a solucionar problemas
propostos. Também há provas e reprovação nessas instituições. As ideias do
biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) norteiam as escolas que se denominam
construtivistas e por isso é comum que elas se apresentem também como escolas
piagetianas. Uma variação do construtivismo é o sociointeracionismo, originário
do trabalho do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934). O especialista
atribuía um papel preponderante às relações sociais na aprendizagem, enquanto
Piaget dava mais importância aos processos internos de cada aluno.
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Maria Montessori |
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Rudolf Steiner |
Waldorf: Na metodologia de ensino
waldorf – desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) –
procura-se equilibrar os aspectos cognitivos (capacidade de aquisição de conhecimento) com o desenvolvimento de habilidades artísticas, musicais, de
movimentação e de dramatização. Considera-se cada aluno como um ser único, que
é acompanhado de forma próxima. São aplicados testes e provas em algumas
matérias, especialmente no ensino médio, e, em alguns casos, nas últimas séries
do ensino fundamental. Mas a avaliação do aluno também engloba a execução de
trabalhos, o grau de dificuldade que o estudante tem com o assunto, o empenho
em aprender e o comportamento. Os pais recebem avaliações trimestrais com a
descrição da atitude de seus filhos diante das tarefas solicitadas no período.
O professor permanece com a mesma turma por toda uma etapa (por exemplo, os
nove anos do ensino fundamental). No ensino fundamental, o currículo inclui
astronomia, meteorologia, jardinagem, artes e trabalhos manuais, como tricô e
crochê, além das disciplinas exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases
(legislação que regulamenta o sistema
educacional do Brasil). No ensino médio, há currículos integrados de
humanidades (história, geografia, literatura), de ciências (física, biologia,
química, geologia, matemática), de artes e ofícios (com modalidades como
tecelagem e encadernação), artes dramáticas, educação física e línguas
estrangeiras.
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Célestin Freinet |
Essa matéria é muito boa meninas, parabéns!
ResponderExcluirDiferente de outras cidades, Brasília é muito diversificada em opções de escolas, temos aqui instituições que trabalham com todas as metodologias que vocês citaram e todas merecem ser conhecidas.
Abraço!
Eleonora Fagundes
Obrigada pelo comentário Eleonora!!
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