No Brasil, adotamos a data de 14 de novembro como sendo o Dia Nacional da Alfabetização. A data,
instituída por meio do Decreto nº 59.452/1966, coincide com a data de criação
do Ministério da Educação e Cultura (1930) e tem por objetivo chamar a atenção
para a necessidade de melhorias nas condições de ensino e aprendizagem no
Brasil. Já o Dia Mundial da Alfabetização
é comemorado no dia 08 de setembro e foi instituído pela Organização das Nações
Unidas e pela UNESCO, em 1968, no intuito de fomentar a alfabetização em vários
países.
Mas o que significa alfabetização? A alfabetização não se baseia
unicamente no ato de aprender a ler e escrever, mas também no desenvolvimento
da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.
Quais as diferença entre letramento e alfabetização?
Alfabetizar significa ensinar a ler e escrever. Já o
letramento é algo a mais, pois traduz a ideia do individuo que sabe ler e
escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, ou seja,
escrever e ler textos com significado, interpretando-os. O ideal é que se
alfabetize letrando.
Qual a importância da alfabetização e do letramento?
O processo de alfabetização e letramento humaniza, liberta os
indivíduos, tornando-os cidadãos melhores e mais ativos. Segundo Jean Piaget
“Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre
moralmente”.
Ainda existem analfabetos funcionais no Brasil?
Analfabeto Funcional é o indivíduo que é capaz de identificar
letras e números, mas não consegue interpretar textos e realizar operações
matemáticas mais complexas. E é impressionante, a realidade brasileira é de
cerca de 13 milhões de analfabetos funcionais, distribuídos por todas as
regiões do Brasil.
Qual o perfil desejável para o professor alfabetizador?
Diferentemente do professor da educação infantil, o alfabetizador
deve compreender que os alunos chegam à alfabetização com diferentes graus de
aprendizado. Alguns saem da educação infantil pré-alfabetizados, outros sequer
reconhecem as letras e seus sons. Como essa é uma fase que causa grande
ansiedade em todos os envolvidos, o profissional deve ser aberto e disponível
aos pais e alunos, trabalhar em cooperação com outros professores,
coordenadores e, em alguns casos, psicólogos e psicopedagogos. Por fim,
acredito que deve saber estimular a leitura e a escrita em todas as ocasiões.
Qual a idade ideal para começar a alfabetização?
Esse tema é bastante controverso. Alguns neuropediatras dizem
que o período certo não é fixo, podendo variar dos 4 aos 7 anos, dependendo do
desenvolvimento cerebral da criança. Não há comprovação científica, mas o
estímulo recebido em casa é sempre bem-vindo.
Espero que gostem do vídeo de Emília Ferreiro, maior
especialista em alfabetização, que estudou e trabalhou com Jean Piaget.
"Ler não é
decifrar, escrever não é copiar"
(Emília Ferreiro)
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