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sexta-feira, 13 de maio de 2016

Visita à Escola Classe Jardim Botânico



Em 09/03/2016, realizamos uma visita à Escola Classe Jardim Botânico, localizada no Jardim Botânico, em Brasília-DF. A escola possui 116 alunos inscritos, divididos em 16 turmas, de 1º a 5º ano do ensino fundamental. A escola não trabalha com período integral.

Os alunos frequentam, uma vez por semana, a escola parque, onde realizam atividades artísticas e esportivas. No caso dos alunos da Escola Parques Jardim Botânico, as crianças frequentam a Escola Parque localizada na 308 Sul, às sextas-feiras. O deslocamento é feito pela própria escola.
São fornecidas as seguintes refeições: café da manhã e lanche às 10h20 pela manhã.
A escola encontra-se em área de preservação ambiental (Jardim Botânico), o que dificulta a realização de melhorias na infraestrutura. As obras devem ser realizadas pela equipe de engenharia da Secretaria, que atualmente não dispõe de recursos para atender a demanda de todas as escolas do GDF.

Os alunos especiais possuem direito a turma reduzida, que conta com apenas 18 alunos, e podem utilizar a sala de apoio como forma de tratamento às suas necessidades. Esses alunos especiais devem ser inseridos na Secretaria de Educação. Para atendimento de suas necessidades especiais, em primeiro lugar é feita a anamnese dos alunos junto aos pais, posteriormente, a pedagoga observa, em sala de aula, a questão da interação do aluno em sala de aula e detecta eventuais dificuldades de aprendizagem. Posteriormente, o aluno passa pela psicóloga, que, juntamente com a pedagoga, elabora um relatório a ser encaminhado para a SE. A escola guarda uma cópia do documento na escola para controle da equipe.
Espaços visitados: sala da coordenação, sala de apoio, pátio, cantina, quadra de esportes, parque de areia, sala dos professores (não há espaço próprio), sala de informática (com 12 computadores, sem uso, pois não há professor de informática no quadro da escola). No pátio, há uma casa de minhocas (“minhocasa”). Sentimos falta um espaço de leitura ou uma biblioteca na escola.












Relações HumanasAs relações entre os alunos são muito tranquilas, aparentemente, eles convivem bem, dividem os brinquedos do parque de areia, se subdividem em pequenos grupos de 3/4 alunos. Os alunos com necessidades especiais estão inseridos no contexto escolar, devido ao trabalho de inclusão realizado pela escola.
Os professores interagem bastante entre si e se relacionam bem com os alunos de forma geral. Os profissionais que realizam o diagnóstico das crianças com necessidades especiais são especializados e promovem o bem-estar das crianças, acolhendo-as com muito amor e carinho. Durante a entrevista, três ou mais crianças com necessidades especiais se aproximaram da Márcia, abraçando-a com afeto. 
Uma dificuldade que esse profissionais encontram é a negação e recusa dos pais com relação às necessidades dos filhos, pois muitos se recusam a acreditar que o filho possua algum distúrbio de aprendizagem.
Os gestores são altamente capacitados e trabalham de forma intensiva a diversidade, são ministrados cursos de gênero e diversidade com profissionais (Leila), prevenindo situações de conflito e bullyng. Os gestores, de forma geral, estão em constante interação com os alunos, pais e professores.
A comunidade escolar é diversificada, há crianças de todas as classes sociais, inclusive crianças com alto poder aquisitivo, cujos pais residem nos condomínios do Jardim Botânico ou possuem comércio pelas redondezas. Como forma de promoção da integração, a escola promove reuniões coletivas e individuais com os pais, as crianças fazem apresentações, shows de talentos, participam de festividades tal como é o caso da festa da família.


Organização do trabalho pedagógico: Não há uma linha pedagógica fixa adotada pela escola, nem mesmo com os alunos portadores de necessidades especiais. O método de alfabetização utilizado pela escola é o fônico/silábico (misto). A escola trabalha com as diretrizes advindas da Secretaria de Educação do DF (currículo em movimento, mas a forma como é trabalhada é o próprio grupo que conduz). Os alunos fazem trabalho de campo com os professores, possuem acesso liberado (autorização definitiva dos pais) para frequentar o Jardim Botânico (Biblioteca da Natureza). Observamos que a cultura existente na escola (e nas escolas pública em geral) é a de que o horário do recreio é dos alunos. Assim sendo, as crianças permanecem, durante o recreio, sozinhas, contando com a fiscalização de uma única professora reintegrada por problemas na coluna (limitando-a a lecionar em sala de aula) e os empregados terceirizados da limpeza. As crianças podem se utilizar de fantasias, chapéus e máscaras sem limitações e, no recreio, se utilizam dos brinquedos disponíveis no parque de areia e bola na quadra de esportes.


Gestão Escolar: Na Escola Classe Jardim Botânico a gestão é exercida de forma democrática, viabilizando a participação de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, professores, direção). Existe o Conselho Escolar e a APM (associação de pais e mestres), que auxiliam nas decisões administrativas e pedagógicas, bem como fiscalizam todos os processos.
Percebe-se na escola um ambiente estimulante e motivador. Os profissionais, em sua maioria, trabalham em equipe com um mesmo objetivo, o crescimento e formação dos alunos que lá estudam. Desenvolvem diversas atividades fora de sala de aula, orientados por projetos educacionais diversos.
Além disso, a gestão conta com o apoio dos profissionais da EEAA (equipe especializada de apoio e aprendizado), SOE (serviço de orientação educacional) e sala de recurso, que têm como principal objetivo avaliar, acompanhar e assessorar alunos e professores durante o processo de aprendizagem.
Projeto Político PedagógicoNo exercício de sua função social, a escola deve formar alunos que se tornem cidadãos aptos a posicionarem-se diante da sociedade e, dessa forma, capazes de questionamentos e dotados de habilidades de interlocução com o outro, capazes de garantir sua existência e a construção social democrática e sustentável. É, portanto, papel da escola promover o desenvolvimento dos alunos de forma integral, proporcionando-lhes um ambiente de troca e aprendizado com base no diálogo e na responsabilidade que demanda a cidadania. De acordo com o “Currículo em Movimento”, os estudantes do Ensino Fundamental assumem em seu percurso formativo a condição de sujeitos de direito e constroem, gradativamente, sua cidadania.
Com o objetivo de instrumentalizar os alunos para interagirem na sociedade como cidadãos autônomos, conscientes de suas responsabilidades com outro, com o meio ambiente, com os espaços públicos e privados e conscientes, ainda, de seus direitos de apropriação das produções culturais disponíveis na sociedade e de manifestar-se com segurança e proficiência por meio de diferentes linguagens, estabelece os seguintes Eixos Temáticos:
·         Meio ambiente
·         Diversidade/ Alteridade
·         Leitura
·         Além dos limites da escola
·         Reagrupamento/ Interventivo
·         Autonomia

Ainda com o objetivo de promover o máximo desenvolvimento dos alunos, a escola oferece os seguintes projetos:
·         Projeto além dos limites da escola
·         Projeto Jardim de Valores
·         Projeto percorrendo a cultura.
·         Oficina Gênero e sexualidade









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