Em 09/03/2016, realizamos uma visita à Escola Classe Jardim Botânico, localizada no Jardim Botânico, em Brasília-DF. A escola possui 116 alunos inscritos, divididos em 16 turmas, de 1º a 5º ano do ensino fundamental. A escola não trabalha com período integral.
Os alunos frequentam, uma vez por semana, a escola parque, onde realizam atividades artísticas e esportivas. No caso dos alunos da Escola Parques Jardim Botânico, as crianças frequentam a Escola Parque localizada na 308 Sul, às sextas-feiras. O deslocamento é feito pela própria escola.
São fornecidas as seguintes refeições: café da manhã e lanche às 10h20 pela manhã.
A escola encontra-se em área de preservação ambiental (Jardim Botânico), o que dificulta a realização de melhorias na infraestrutura. As obras devem ser realizadas pela equipe de engenharia da Secretaria, que atualmente não dispõe de recursos para atender a demanda de todas as escolas do GDF.
Os alunos especiais possuem direito a turma reduzida, que conta com apenas 18 alunos, e podem utilizar a sala de apoio como forma de tratamento às suas necessidades. Esses alunos especiais devem
ser inseridos na Secretaria de Educação. Para atendimento de suas necessidades
especiais, em primeiro lugar é feita a anamnese dos alunos junto aos pais,
posteriormente, a pedagoga observa, em sala de aula, a questão da interação do
aluno em sala de aula e detecta eventuais dificuldades de aprendizagem.
Posteriormente, o aluno passa pela psicóloga, que, juntamente com a pedagoga,
elabora um relatório a ser encaminhado para a SE. A escola guarda uma cópia do
documento na escola para controle da equipe.
Espaços
visitados: sala da coordenação, sala de apoio, pátio,
cantina, quadra de esportes, parque de areia, sala dos professores (não há
espaço próprio), sala de informática (com 12 computadores, sem uso, pois não há professor de informática no quadro da escola). No pátio, há uma casa de minhocas
(“minhocasa”). Sentimos falta um espaço de leitura ou uma biblioteca na escola.
Relações
Humanas: As relações entre os
alunos são muito tranquilas, aparentemente, eles convivem bem, dividem os
brinquedos do parque de areia, se subdividem em pequenos grupos de 3/4 alunos.
Os alunos com necessidades especiais estão inseridos no contexto escolar,
devido ao trabalho de inclusão realizado pela escola.
Os professores interagem bastante
entre si e se relacionam bem com os alunos de forma geral. Os profissionais que
realizam o diagnóstico das crianças com necessidades especiais são
especializados e promovem o bem-estar das crianças, acolhendo-as com muito amor
e carinho. Durante a entrevista, três ou mais crianças com necessidades
especiais se aproximaram da Márcia, abraçando-a com afeto.
Uma dificuldade que esse
profissionais encontram é a negação e recusa dos pais com relação às
necessidades dos filhos, pois muitos se recusam a acreditar que o filho possua
algum distúrbio de aprendizagem.
Os gestores são altamente
capacitados e trabalham de forma intensiva a diversidade, são ministrados
cursos de gênero e diversidade com profissionais (Leila), prevenindo
situações de conflito e bullyng. Os gestores, de forma geral, estão em
constante interação com os alunos, pais e professores.
A comunidade escolar é
diversificada, há crianças de todas as classes sociais, inclusive crianças com
alto poder aquisitivo, cujos pais residem nos condomínios do Jardim Botânico ou
possuem comércio pelas redondezas. Como forma de promoção da integração, a
escola promove reuniões coletivas e individuais com os pais, as crianças fazem
apresentações, shows de talentos, participam de festividades tal como é o caso
da festa da família.
Organização do trabalho pedagógico: Não há uma linha
pedagógica fixa adotada pela escola, nem mesmo com os alunos portadores de
necessidades especiais. O método de alfabetização utilizado pela escola é o
fônico/silábico (misto). A escola trabalha com as diretrizes advindas da
Secretaria de Educação do DF (currículo em movimento, mas a forma como é
trabalhada é o próprio grupo que conduz). Os alunos fazem trabalho de campo com
os professores, possuem acesso liberado (autorização definitiva dos pais) para
frequentar o Jardim Botânico (Biblioteca da Natureza). Observamos que a cultura
existente na escola (e nas escolas pública em geral) é a de que o horário do
recreio é dos alunos. Assim sendo, as crianças permanecem, durante o recreio,
sozinhas, contando com a fiscalização de uma única professora reintegrada por problemas
na coluna (limitando-a a lecionar em sala de aula) e os empregados
terceirizados da limpeza. As crianças podem se utilizar de fantasias, chapéus e
máscaras sem limitações e, no recreio, se utilizam dos brinquedos disponíveis
no parque de areia e bola na quadra de esportes.
Gestão Escolar: Na Escola Classe Jardim Botânico a
gestão é exercida de forma democrática, viabilizando a participação de todos os
segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, professores, direção). Existe o
Conselho Escolar e a APM (associação de pais e mestres), que auxiliam nas
decisões administrativas e pedagógicas, bem como fiscalizam todos os processos.
Percebe-se na escola um ambiente
estimulante e motivador. Os profissionais, em sua maioria, trabalham em equipe
com um mesmo objetivo, o crescimento e formação dos alunos que lá estudam.
Desenvolvem diversas atividades fora de sala de aula, orientados por projetos
educacionais diversos.
Além disso, a gestão conta com o apoio
dos profissionais da EEAA (equipe especializada de apoio e aprendizado), SOE (serviço
de orientação educacional) e sala de recurso, que têm como principal objetivo
avaliar, acompanhar e assessorar alunos e professores durante o processo de
aprendizagem.
Projeto Político
Pedagógico: No
exercício de sua função social, a escola deve formar alunos que se tornem
cidadãos aptos a posicionarem-se diante da sociedade e, dessa forma, capazes de
questionamentos e dotados de habilidades de interlocução com o outro, capazes
de garantir sua existência e a construção social democrática e sustentável. É,
portanto, papel da escola promover o desenvolvimento dos alunos de forma
integral, proporcionando-lhes um ambiente de troca e aprendizado com base no
diálogo e na responsabilidade que demanda a cidadania. De acordo com o
“Currículo em Movimento”, os estudantes do Ensino Fundamental assumem em seu
percurso formativo a condição de sujeitos de direito e constroem,
gradativamente, sua cidadania.
Com o
objetivo de instrumentalizar os alunos para interagirem na sociedade como
cidadãos autônomos, conscientes de suas responsabilidades com outro, com o meio
ambiente, com os espaços públicos e privados e conscientes, ainda, de seus
direitos de apropriação das produções culturais disponíveis na sociedade e de
manifestar-se com segurança e proficiência por meio de diferentes linguagens,
estabelece os seguintes Eixos Temáticos:
·
Meio ambiente
·
Diversidade/ Alteridade
·
Leitura
·
Além dos limites da escola
·
Reagrupamento/ Interventivo
·
Autonomia
Ainda com o objetivo de promover o máximo desenvolvimento dos alunos, a escola oferece os seguintes projetos:
Ainda com o objetivo de promover o máximo desenvolvimento dos alunos, a escola oferece os seguintes projetos:
·
Projeto além dos
limites da escola
·
Projeto Jardim de
Valores
·
Projeto percorrendo a
cultura.
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